Entre os jovens de hoje a bebida álcoolica é algo comum. Se você quiser ser descolado, ter status e ser "pop" no grupo, precisa beber. Quem não bebe, quase sempre é chamado de careta, quadrado, etc.
Os jovens em geral enxem a boca para falar que bebem, acham que ingerir bebida álcoolica é motivo para se vangloriar. Por esse motivo, não é difícil ouvir por aí termos como: "quem não guenta, bebe leite"; "bebo, mas chego em casa"; "fui tomar juízo, só tinha vodka", e por aí vai...
A verdade é que a cultura brasileira tem cultuado a bebida álcoolica, principalmente entre o público jovem, fazendo parecer que a bebida é motivo de alegria e satisfação. A grande responsável por isso é a propaganda, que se utiliza de imagens de mulheres, praia, futebol e outros para divulgar a falsa ideia que álcool e alegria andam juntos.
Qualquer pessoa em sã consciência sabe que as únicas coisas que a bebida trazem são:
1- ressaca
2- dor de cabeça
3- bafo
4- cirrose
5- acidentes automobilísticos (mortes)
6 - pagação de mico (só um bêbado não sabe como é ridículo falar besteiras e cair no chão)
O Brasil tem pagado pelas consequências dessa cultura da bebida álcoolica: todos os anos, mais de 1.000 pessoas morrem por causa de acidentes causados por embriaguez.
No Brasil, 16 milhões de pessoas são dependentes do álcool, que é uma droga, a diferença é que é "socialmente aceitável". Eses são dados de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Veja mais em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/etanol1.htm
Muitos dizem que, através do álcool sentem-se alegres, felizes, perdem a timidez, ficam falantes, etc. Pois bem, se você precisa de álcool para se sentir assim, saiba que seu problema nunca terá solução. Esse é um problema interior, que não pode ser resolvido dessa forma, pode ser apenas "mascarado", com o álcool.
Chega a ser covardia precisar de uma (ou várias) doses de cerveja para "ser" alguma coisa. Pessoas dignas de admiração são as que conseguem se divertir e encarar seus problemas sóbrias, de cara limpa, sem se esconder ou se mascarar com o álcool.
P.S.: breve, matéria sobre os projetos que ajudam jovens viciados em álcool e drogas.
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta aí!