Vamos dar um rolé por Rio Claro - SP?

on 12:05


Rio Claro é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se na região de Campinas, a 240 km do porto de Santos, 85 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, 200 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos e a 190 km capital paulista.
A cidade foi fundada com o nome de "São João Batista do Ribeirão Claro", nome que foi mais tarde alterado para São João do Rio Claro, e por força da Lei Estadual nº 975, de 20 de dezembro de 1905, teve sua denominação alterada para Rio Claro.
Para o desenvolvimento de sua vida cultural, a cidade possui museus, cinemas, teatro, arquivo público, clubes, casas noturnas, boates, associações recreativas, áreas de lazer, bares e restaurantes.

Lazer em Rio Claro:
Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade:
na mesma área é a única cidade do mundo que possui um museu que trata do assunto eucaliptico.

Shopping Center Rio Claro: considerado um dos mais clássicos do interior paulista.O Shopping Center Rio Claro, com um área de 47.666 m² (sendo área bruta locável 15.430,70 m²) possui lojas do mais variados segmentos.

Lago Azul, ocupando uma área de aproximadamente 130.000 m² e o lago, que é mais um ponto de atração, ocupa uma área de 35.600 m²

A vegetação natural é composta por cerrado e Floresta Estacional Semidecidual. Possui a Floresta Estadual Navarro de Andrade, antigamente chamado o "horto florestal", uma das maiores reservas de eucalipto do estado de São Paulo, que era utilizada pela FEPASA para abastecer os trens movidos a lenha.


Desenvolvimento da Cidade:

Na edição número 2180 da revista VEJA, Rio Claro é listada entre as 20 cidades de médio porte do país aonde o futuro já chegou.

A revista apontou como cidades médias as que possuem entre 100 mil e 500 mil habitantes, "24,4% da população já vive em cidades médias, que, agora, somam 233", indica infográfico na introdução do caderno especial da publicação.

Para Rio Claro, o principal destaque é dado para a educação, como o próprio título da página 104 aponta: "No ritmo da educação". O texto afirma "Rio Claro leva a educação a sério. Sua unidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e outras oito faculdades particulares mantêm 8 mil alunos nos cursos de graduação e de pós. O melhor de todos os colégios públicos paulistas, a Escola Técnica Estadual Armando Bayeux da Silva emprega 70% de seus formandos".


No quesito empregabilidade a publicação relata que em 2000, "a economia local dependia de um único setor, o de cerâmica", mas que nesta década, a cidade atraiu fábricas de eletrodomésticos e instrumentos médicos.

O crescimento da construção civil é exemplificado com os números divulgados para os aluguéis de equipamentos listados pela Casa do Construtor.

De acordo com a reportagem, Rio Claro conta com 185 mil habitantes e um PIB (produto interno bruto) de 3,9 bilhões de reais. Com 6% de crescimento econômico anual, a cidade tem a perspectiva de se tornar um polo de tecnologia médica.

O curioso é a citação que a vida continua pacata em Rio Claro "como há décadas" e que os restaurantes "insistem em fechar as portas às 14 horas, para que os garçons e cozinheiros façam uma boquinha". Nota: Quanto aos restaurantes, não foi identificado onde o repóter de Veja obteve essa informação, que quem conhece Rio Claro, sabe que não é verdadeira.
Horto Florestal
Casarão onde viveu Edmundo Navarro de Andrade.O Horto Florestal de Rio Claro, foi criado em 1909. Edmundo Navarro de Andrade teve sua residência no Horto, fazendo do local centro de diversas pesquisas sobre o eucalipto, onde foram arquivados os resultados de seus trabalhos, dando origem ao Museu do Eucalipto em 1916.


A partir de 2002, pelo Decreto Estadual nº 46.819, o antigo Horto Florestal de Rio Claro foi classificado na categoria de Florestal, que visa o manejo sustentável dos recursos, a pesquisa e a visitação pública, tornando-se a FEENA (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade).

É considerado como o maior ponto turístico da região. Um pool de projetos para exploração do parque, vem sendo desenvolvido pela associação denominada "Amigos do Horto". Através da restauração de museus, instalações e remodelação das áreas verdes para exploração do turismo ecológico. Seu acesso, é pavimentado e sua área verde impõe respeito e grandiosidade.


Curiosidades:
Rio Claro foi o segundo município brasileiro a ter energia elétrica, o primeiro foi Campos dos Goytacazes [10], e foi em Rio Claro que o eucalipto foi introduzido no Brasil, através do Engenheiro Florestal Edmundo Navarro de Andrade, no Horto da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, que existe até os dias de hoje.
Possui o time de futebol Rio Claro FC.
Em função de seu relevo propício, Rio Claro é uma cidade com condições ideais para a prática do ciclismo, além do uso do transporte através de bicicletas.

A cidade possui festivais de aviação e balonismo. Modernidade e estilo colonial andam juntos em Rio Claro.

2 comentários:

Unknown disse...

Fico feliz em ver minha cidade em destaque no seu blog!!!
Quem não é de Rio Claro, deve vir conhecer um dia pelo menos, assim como os mussumanos vão até Meca!
kkkkkkkk
Ficou legal a materia! Grande abraço!

dé disse...

legal mesmo, ;D

Postar um comentário

Comenta aí!